- Três árbitros da CONMEBOL estarão na Alemanha para comandar jogos da UEFA Euro 2024.
- Esta participação faz parte do acordo entre confederações para o intercâmbio de experiências de arbitragem.
A Confederação Sul-Americana de Futebol e a União das Federações Europeias de Futebol prosseguem com o plano de troca de experiências entre árbitros de ambos os continentes, em conformidade com o acordo assinado anteriormente entre as duas confederações.
O fortalecimento da colaboração na arbitragem faz parte do acordo de entendimento assinado entre a CONMEBOL e a UEFA em fevereiro de 2020. O documento também propõe o trabalho conjunto em outras áreas chave, como o desenvolvimento das categorias de futebol feminino, juvenil e treinamento, bem como a segurança e a promoção de princípios éticos e boa administração no futebol.
De acordo com o plano, três árbitros sul-americanos vão apitar jogos da UEFA Euro 2024, competição que será realizada na Alemanha de 14/06 a 14/07 deste ano.
O árbitro principal Facundo Tello e os assistentes Gabriel Chade e Ezequiel Brailovsky, todos argentinos, foram nomeados ao lado dos árbitros europeus para arbitrar o torneio continental, o que significa uma oportunidade de crescimento e aprendizado para os profissionais.
“O intercâmbio entre as duas confederações é valioso para os árbitros pois permite que vivenciem diferentes situações de jogo, o que gera novas experiências e os prepara melhor para arbitrar qualquer competição“, disse Enrique Cáceres, presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL.
– Árbitras europeias na CONMEBOL Sub-20 Feminina –
Além disso, uma equipe de arbitragem feminina da UEFA também participará com o mesmo objetivo na CONMEBOL Sub-20 Feminina 2024, torneio juvenil sul-americano no qual disputam as seleções das 10 Associações Membro da CONMEBOL. Este campeonato Sub-20 está sendo disputado em Guayaquil, Equador.
Olatz Rivera, árbitra principal, e as árbitras assistentes Iragartze Fernandez e Andrade Aloman foram escolhidas para arbitrar neste torneio, que se encontra atualmente na Fase Final, e que atribuirá quatro lugares para o Mundial da categoria.
Estratégias como esta e outras ações realizadas pela Comissão de Árbitros da CONMEBOL, como as pré-temporadas de árbitros e os seminários que realiza anualmente, estão centradas no desenvolvimento integral dos profissionais, nos seus conhecimentos, experiência, capacidade física e técnica.