Rodrigo Mattos: Ronaldo Enfrenta Conflito de Interesses como Aspirante à CBF com Vínculos Empresariais e Contratos de Jogadores

O código de ética da CBF proíbe seus executivos de terem conflitos de interesse entre seus negócios e a instituição.

Em resposta à nossa consulta, a assessoria de imprensa de Ronaldo afirmou que o jogador está ciente das restrições de sua posição e garantiu que não haveria conflito de interesse.

“No momento apropriado, Ronaldo discutirá isso com a transparência que o assunto requer”, dizia a nota.

Desde que se aposentou em 2011, Ronaldo intensificou seu papel como embaixador da marca e empresário no futebol, estabelecendo uma rede de empresas no setor, tanto direta quanto indiretamente.

Entre essas empresas está a agência ODZZ Network, que ele possui por meio de sua holding, a RDNL.

Os serviços da ODZZ são divididos entre a agência de marketing Octam Latam, a empresa de viagens Wayz Travel e a produtora Beyond Films.

No caso da Octam Latam, um dos serviços oferecidos é a gestão de carreira. Entre seus clientes estão o atacante da seleção brasileira, Rodrygo, que atua no Real Madrid, e Tamires, lateral-esquerdo do Corinthians e da seleção.

Dessa forma, uma das empresas de Ronaldo, como candidato à CBF, conta com dois jogadores convocados para suas respectivas seleções como clientes.

A empresa também está envolvida na organização de eventos, como as cerimônias das finais da Copa Libertadores. Ela foi contratada pela Conmebol, entidade à qual a CBF é afiliada e que governa o futebol sul-americano.

A Beyond Films produz conteúdo audiovisual, incluindo documentários. Ela prestou serviços ao Cruzeiro, clube que Ronaldo já foi proprietário, e cita produções esportivas como suas principais obras.

A agência de viagens atua no mercado corporativo. Um dos principais serviços utilizados pela CBF está na área de viagens.

Ronaldo também está envolvido em serviços financeiros. O Fenômeno fundou o R9 Family Office Advisory. Essa empresa fez parceria com a Galapagos Capital para criar a Galaticos Capital. A ideia é oferecer gestão de patrimônio para jogadores e atletas.

A propósito, o sócio de Ronaldo é responsável pelo fundo (Fidic) usado para pagar as dívidas do São Paulo FC.

Uma terceira área de atuação de Ronaldo é a Ronaldo Academy, uma rede de franquias de escolas de futebol juvenil que inclui o empreendedor Carlos Wizard entre seus parceiros.

No futebol de clubes, Ronaldo vendeu sua participação na Tara Sports Brasil em abril de 2024, uma empresa que controlava a SAF do Cruzeiro, para o empresário Pedro Lourenço.

Compartilhe