Lançamento do Ranking Mundial de Futsal da FIFA

Num grande passo adiante, a FIFA divulgou o Ranking Mundial de Futsal da FIFA para as modalidades feminina e masculina.

  • Países de futsal de todo o mundo serão classificados globalmente pela primeira vez
  • O Brasil lidera as listas masculinas e femininas; Portugal e Espanha completam o top 3
  • Rankings serão ponto de referência fundamental para o futsal mundial ; entenda

A FIFA lançou o Ranking Mundial Oficial de Futsal da FIFA, com o Brasil sendo o primeiro país a liderar as listas, tanto no masculino quanto no feminino, à medida que esse esporte em rápido crescimento dá mais um grande passo em frente.

O Ranking Mundial Masculino da FIFA/Coca-Cola para o futebol existe desde dezembro de 1992, enquanto a versão dedicada às seletivas nacionais femininas passaram a ser ranqueadas pela FIFA desde 2003. Agora chegou a vez do futsal. O jogo indoor tem desfrutado de um crescimento exponencial nos últimos anos e este momento marcante representa o próximo passo natural, além de ser a primeira vez que os rankings masculino e feminino da FIFA foram lançados simultaneamente.

As transferências da Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ na Lituânia em 2021 atraíram uma média de 2,42 milhões de espectadores por partida, um enorme aumento de 130% em relação à edição anterior em 2016. A Copa do Mundo de Futsal da FIFA no Uzbequistão 2024™, que será a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Ásia Central, deverá melhorar apresentar uma evolução até mesmo em relação a esses números impressionantes. Além disso, uma histórica primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™ será realizada em 2025.

Neste contexto, a FIFA divulgou rankings globais para as categorias femininas e masculinas das seleções nacionais de suas federações-membros, em reconhecimento ao desenvolvimento dinâmico e ao interesse global no esporte.

As classificações iniciais foram baseadas em estatísticas coletadas em mais de 4.600 jogos FIFA da classe ‘A’. A FIFA define uma partida internacional ‘A’ como uma partida entre dois membros da FIFA, na qual ambos os membros os colocam em campo sua primeira equipe representativa (equipe ‘A’).

O novo sistema de classificação também será para definir as equipes para todas as próximas edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA – valendo inclusive para o sorteio para a competição de 2024 no Uzbequistão . O sistema também será utilizado para processos de classificação e permitirá a coleta de dados abrangentes e consistentes para monitorar as federações-membro, de acordo com os Regulamentos da FIFA que regem os jogos internacionais. Isso apoiará a prevenção de práticas que coloquem em risco a integridade do esporte, como a manipulação de jogos.

Nas nove edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA até o momento, a seleção masculina que liderou a edição inaugural do ranking, o Brasil, foi coroada campeã cinco vezes e só não conseguiu subir ao pódio uma vez. Eles são seguidos de perto na tabela por Portugal, que chega à Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano como campeão e conquistou os dois últimos títulos europeus. A Espanha, bicampeã mundial (2000 e 2004) e heptacampeã europeia, está em terceiro lugar na classificação.

A seleção feminina do Brasil tem sido tão dominante quanto aos homens, tendo vencido todos os sete campeonatos sul-americanos que disputou. Espanha e Portugal estão novamente atrás deles no ranking feminino, embora em ordem inversa: a tricampeã europeia Espanha está em segundo lugar, com Portugal – que foi vice-campeão contra suas rivais ibéricas em duas finais continentais – em terceiro.

Compartilhe