Fifa mudando para instalações menores após três anosO número de funcionários caiu metade de 35 para 15
A Fifa está prestes a deixar os escritórios no prestigioso Hôtel de la Marine em Paris após apenas três anos e realoc seu escritório para instalações menores na capital francesa, depois que o número de funcionários caiu pela metade, entendeu o Guardian.
O escritório no Hôtel de la Marine, aberto em 2021 pelo presidente Emmanuel Macron, é um dos 12 estabelecidos pelo organismo regulador do futebol mundial como parte do que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, descreveu como ‘nossa ambição de tornar o futebol verdadeiramente global’.
Paris é onde a Fifa foi fundada em 1904 e teve sua sede até 1932, e os escritórios do Hôtel de la Marine deveriam se tornar uma base para suas atividades de desenvolvimento do futebol, incluindo o programa Fifa Forward, que ajuda os países membros com recursos financeiros e técnicos para desenvolver o jogo.
Parte dos serviços comerciais da Fifa também se mudou para Paris, e reuniões com representantes de federações de língua francesa de todo o mundo frequentemente são realizadas na localização prestigiada na Place de la Concorde. O prédio do século XVIII foi recomendado à Fifa por Macron após ser restaurado entre 2017 e 2021 pelo Centre des monuments nationaux.
Fontes internas informaram ao Guardian que a Fifa sairá no final do mês e se mudará para escritórios menores na Place de la Concorde. Isso se deve à queda acentuada no número de funcionários desde a abertura, quando havia 35 funcionários, todos os quais tinham se mudado da sede existente da Fifa em Zurique.
Esperavam ficar isentos de impostos mais altos na França que efetivamente reduziriam seus salários em até 35% depois que Macron propôs benefícios fiscais para federações internacionais se mudarem para o país. Mas o plano foi fortemente criticado e foi considerado inconstitucional pelo conselho constitucional francês em dezembro, levando a mais saídas de funcionários insatisfeitos. Entende-se que apenas cinco dos 35 permanecem no cargo e que menos da metade foi substituída.
‘O que é louco é que eles obrigaram as pessoas a quebrar seus contratos na Suíça sem dar as condições do contrato francês’, diz uma fonte. ‘Em Paris, as pessoas são pagas 30-35% a menos do que antes’.
Em resposta, um porta-voz da Fifa não negou o plano de mudar de instalações, mas disse ao Guardian que ‘baseará suas decisões estratégicas sobre funcionários e escritórios na clareza dos estatutos franceses para federações internacionais’.
Infantino falou da enorme importância do retorno da Fifa a Paris quando o escritório foi aberto em 2021. ‘Além de ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, está perfeitamente conectada e é fácil de acessar’, disse ele. ‘Além disso, a França é a detentora do título da Copa do Mundo da Fifa e acabou de sediar uma maravilhosa edição da Copa do Mundo Feminina da Fifa.
Finalmente, sua ação em termos de desenvolvimento do futebol dá o exemplo. As atividades desta nova filial se concentram nessa área. Acreditamos que podemos alcançar grandes coisas em Paris e gostaríamos de agradecer a Emmanuel Macron e sua equipe pela qualidade do trabalho realizado com a Fifa na busca pela melhor localização possível para nosso site parisiense.’