País fez forte campanha para receber a competição por meio de investimentos do Fundo Público local
A Copa do Mundo de 2034 já tem lugar para acontecer. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (11), a Arábia Saudita foi escolhida como o país-sede da competição, que teve o lema “Crescer Juntos” durante a candidatura e seguirá tendo ao longo de sua preparação e partidas.
O Congresso da Fifa designou o país como adequado para a competição. 211 membros deram aval para a realização, exceto a Federação Norueguesa, que manifestou ser contrária, mas receberá resposta oficial do presidente Gianni Infantino “em momento oportuno”.
O planejamento é que os jogos sejam realizados em 15 estádios, espalhados por cinco cidades: Riade, Jidá, Khobar, Abha e NEOM (sigla para Novo Futuro, centro econômico-tecnológico que está sendo construído no noroeste do país). 11 dos 15, inclusive, serão construídos ao longo dos próximos dez anos.
🏆 Estádios da Copa do Mundo de 2034
🏟️ King Salman International Stadium – Riade
🏟️ NEOM Stadium – NEOM
🏟️ King Abdullah Sports City Stadium – Jidá
🏟️ King Khalid University Stadium – Abha
🏟️ Aramco Stadium – Khobar
🏟️ King Saud University Stadium – Riade
🏟️ Prince Mohamed Bin Salman – Riade
🏟️ New Murabba – Riade
🏟️ ROSHN Stadium – Riade
🏟️ Prince Faisal Bin Fahd Stadium – Riade
🏟️ South Riyadh Stadium – Riade
🏟️ King Fahd International Stadium – Riade
🏟️ King Abdullah Sports City – Jidá
🏟️ Jeddah Central Development – Jidá
🏟️ Qiddiya Coast – Jidá
O país tem colocado em prática um planejamento há alguns anos pelo posto de país-sede. O crescimento dentro do futebol aconteceu principalmente em 2022, quando Cristiano Ronaldo deixou o Manchester United e acertou com o Al-Nassr. A porta aberta pelo português foi atravessada por outros craques de nível mundial, como Neymar, Benzema e Kanté.
As aquisições foram feitas através de aportes financeiros do Fundo de Investimento Público local, que injetou dinheiro em equipes como Al-Hilal, Al-Ittihad, Al-Ahli e o próprio time de Ronaldo. O objetivo era conseguir marcas, patrocínios e, consequentemente, novos embaixadores que se posicionassem a favor da Copa do Mundo no país, a exemplo do que o Catar fez para ser o anfitrião da edição de 2022.
As datas ainda não foram divulgadas pela Fifa. O formato, porém, já será igual ao de 2026 e 2030, com 48 seleções divididas em 12 grupos com quatro cada, somando ao todo, 104 partidas. O local da final também ainda não está definido.