Bolívia x Paraguai, Colômbia x Equador, Argentina x Peru, Chile x Venezuela e Brasil x Uruguai estão no menu das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da FIFA de 2026 desta terça-feira, 19 de novembro.
Brasil x Uruguai é um clássico quente, não importando a ocasião. Em Salvador, porém, o jogo é também um confronto direto na classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da FIFA 26™. Da mesma forma, será disputado num momento em que ambos os gigantes sul-americanos estão em busca de afirmação. Por fim, ainda temos como brinde o duelo entre dois grandes companheiros de Real Madrid: Vinicius Jr. de um lado e Federico Valverde do outro.
De resto, a líder Argentina receberá o penúltimo colocado Peru, enquanto Luis Diaz e a Colômbia enfrentam um Equador que tem sido uma fortaleza defensiva. Já a Bolívia tentará explorar seu mando de campo para bater um Paraguai que está em franca ascensão, enquanto Chile x Venezuela tem duas seleções que precisam muito vencer.
Classificação
1) Argentina – 22 pontos 2) Uruguai – 19 3) Colômbia – 19 4) Brasil – 17 5) Equador – 16 6) Paraguai – 16 7) Venezuela – 12 8) Bolívia – 12 9) Peru – 7 10) Chile – 6 Os seis primeiros colocados se classificarão automaticamente para a Copa do Mundo da FIFA de 2026. O sétimo colocado entrará no Torneio de Repescagem da FIFA, no qual seleções das seis confederações competirão pelas duas últimas vagas da Copa.
Bolívia x Paraguai
Quinta-feira, 19 de novembro Estádio Municipal de El Alto, em El Alto
A Albirroja é a seleção do momento na América do Sul. Desde que Gustavo Alfaro assumiu como técnico, eles conquistaram 11 pontos de 15 possíveis, com Miguel Almirón, Julio Enciso e Tony Sanabria brilhando. Já o técnico Oscar Villegas vai apostar em Enzo Monteiro, um jogador de 20 anos, para tentar dar ainda mais força ao ataque boliviano em casa.
Últimos dez duelos 5 vitórias do Paraguai, três vitórias da Bolívia, 2 empates
Colômbia x Equador
Terça-feira,19 de novembro Estadio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla Incrivelmente, o Equador sofreu apenas um gol em suas últimas oito partidas pelas eliminatórias. Luis Diaz e Jhon Duran vão testar essa resistência em Barranquilla. Isso não quer dizer que a seleção dirigida de Nestor Lorenzo também não deva se preocupar com o setor ofensivo equatoriano, ainda mais depois da excelente exibição de Gonzalo Plata e Enner Valencia na quinta-feira.
Últimos dez duelos 6 vitórias da Colômbia, duas vitórias do Equador , 2 empates
Argentina x Peru
Terça-feira,19 de novembro La Bombonera, em Buenos Aires
A Albiceleste abaixou um pouco o ritmo nas últimas janelas, tendo conquistado apenas quatro pontos de 12 possíveis. Mas a verdade é que Messi, Julian Álvarez, Lautaro Martínez ainda não foram ameaçados na liderança e vão tentar consolidar essa posição contra o Peru, que precisa desesperadamente da vitória. Sergio Pena será fundamental para o técnico Jorge Fossati, que também pode contar com o atacante do Cagliari, Gianluca Lapadula.
Últimos dez duelos 6 vitórias da Argentina, 4 empates
Chile x Venezuela
Terça-feira,19 de novembro Estadio Nacional Julio Martínez Pradanos, Santiago Ricardo Gareca afirma que nada menos que a vitória será suficiente para La Roja. Ele confiará a Arturo Vidal, que fez seu retorno à seleção na semana passada, Diego Valdes e Eduardo Vargas a busca pelo primeiro triunfo em nove jogos. Enquanto isso, a Vinotinto já não vence há seis partidas. Fernando Batista contará com Jefferson Savarino, Yeferson Soteldo e Salomon Rondon para fazê-los irem novamente.
Últimos dez duelos 6 vitórias do Chile, 3 vitórias da Venezuela, 1 empate
Brasil x Uruguai
Terça-feira,19 de novembro Arena Fonte Nova, em Salvador A Celeste venceu a partida de ida em Montevidéu por 2 a 0 e superou a Seleção nas quartas de final da Copa América em julho, nos pênaltis. Sergio Rochet, Federico Valverde e Darwin Núñez são os pilares da equipe de Marcelo Bielsa causarem uma reviravolta no Brasil. Dorival Júnior espera que Raphinha e Vinicius Jr possam entregar juntos o mesmo nível de futebol que têm apresentado Barcelona e Real Madrid na temporada espanhola.
Últimos dez duelos 7 vitórias do Brasil, 2 vitórias do Uruguai, 1 empate
Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola
Argentina (1º) Brasil (5º) Colômbia (10º) Uruguai (14º) Equador (27º) Peru (38º) Venezuela (44º) Chile (53º) Paraguai (55º) Bolívia (79º)
Participações na Copa do Mundo
Brasil (22) Argentina (18) Uruguai (14) Chile (9) Paraguai (8) Colômbia (6) Peru (5) Equador (4) Bolívia (3) Venezuela (0)