Somente um desses dois clubes espanhóis se classificará. O Mundial de Clubes FIFA 25 será o primeiro do novo formato, e a luta por vagas continua no mundo todo.
- Ao redor do planeta, continua a disputa por vagas no Mundial de Clubes FIFA 25™
- Entre Atlético de Madri e Barcelona, somente um se classificará
- Gigante sul-africano Mamelodi Sundowns pode se classificar neste sábado
Os espanhóis Atlético de Madrid e Barcelona retomarão a disputa por uma vaga no primeiro Mundial de Clubes FIFA 25™ ao disputarem as respectivas partidas de volta das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA, na terça-feira (16 de abril de 2024). Enquanto isso, vagas em Ásia e África também poderão ser decididas nos próximos dias.
Terça-feira, 16 de abril
Europa
Após a vitória por 2 a 1 no jogo de ida contra o Borussia Dortmund, o Atlético de Madri está parcialmente encaminhado para se juntar ao rival Real Madrid como o segundo representante da Espanha no Mundial de Clubes FIFA 25 através do ranking europeu.
Com apenas nove pontos restantes (sete em partidas, dois por avançar para as próximas rodadas), os homens de Diego Simeone estão seis à frente do Barcelona na classificação.
Se o Barcelona – que venceu por 3 a 2 no jogo de ida – for eliminado pelo PSG, a vaga do Atlético estará garantida. Se ambos avançarem, essa segunda vaga espanhola ficará aberta e os dois clubes se enfrentarão na semifinal, seja através do título ou do ranking.
Qualquer um deles se classificará se for campeão europeu, mas é impossível se classificarem juntos. Há um limite de dois clubes do mesmo país, e o Real Madrid já está classificado. Ou seja, resta somente uma vaga para os espanhóis.
Se o Atlético conseguir um resultado melhor que o do Barcelona no jogo de volta das quartas, o clube catalão não será mais capaz de ultrapassar o rival no ranking e só poderá se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 se conquistar essa edição da Liga dos Campeões da UEFA (2023/24). Isso tiraria a vaga do Atlético.
Ganhar o sexto título europeu garantiria ao Barça uma vaga às custas do Atlético. Se o Barcelona vencer nesta terça-feira e o Atleti for eliminado, o time de Xavi ficaria a três pontos dos seus compatriotas na classificação. Mesmo assim, para superar o Atlético, o Barcelona ainda precisaria chegar à final da Liga dos Campeões nessa temporada.
Ásia
Duas vagas permanecem em disputa na Ásia: uma para os vencedores da Liga dos Campeões da AFC 2023/24, e a outra através do ranking continental.
O Al Ain (Emirados Árabes Unidos) receberá o Al Hilal, quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões da AFC, na partida de ida da semifinal. O Al Hilal já está classificado para o Mundial de Clubes FIFA 25 por ter sido campeão continental em 2021, mas, se conquistar o troféu de novo, ativará uma segunda vaga no ranking e levará a dupla coreana Ulsan HD e Jeonbuk Motors com eles para os Estados Unidos.
O cenário é claro para o Al Ain: é preciso erguer o troféu da Liga dos Campeões da AFC para garantir uma vaga no Mundial de Clubes FIFA 25.
Quarta-feira, 17 de abril
Europa
O único caminho do Arsenal para o Mundial de Clubes FIFA 25 passa pela conquista da primeira Liga dos Campeões de sua história. Fora de casa, na quarta-feira, eles enfrentarão o Bayern de Munique no jogo de volta nas quartas – o confronto de ida terminou empatado por 2 a 2 em Londres.
O Bayern de Munique já garantiu uma vaga no torneio global como o time alemão com melhor posição no ranking continental. Se o Bayern continuar vivo na Liga dos Campeões desta temporada, dará ao vizinho austríaco FC Salzburg uma vaga através do ranking.
Enquanto isso, os dois últimos campeões da Liga dos Campeões da UEFA se enfrentarão na Inglaterra pelas quartas de final. Tanto Manchester City, quanto Real Madrid já estão classificados para o Mundial de Clubes FIFA 25.
Ásia
O Ulsan garantirá uma vaga no Mundial de Clubes FIFA 25 se vencer o time japonês Yokohama F. Marinos na quarta-feira. Na verdade, o Ulsan também se classificaria através do ranking continentam com dois empates nos jogos restantes da Liga dos Campeões da AFC – ou se avançar para a final.
Se Ulsan e Al Hilal chegarem à final, o Jeonbuk (que foi eliminado pelo Ulsan nas quartas de final) terá uma vaga garantida através do caminho do ranking.
O Yokohama sabe que só se classificará com o título da Liga dos Campeões da AFC.
Sábado, 20 de abril
África
As duas seleções que ainda disputam a vaga do ranking africano no Mundial de Clubes FIFA 25 terão um confronto direto na semifinal da Liga dos Campeões da CAF: o ES Tunis, com 90 pontos, recebe o Mamelodi Sundowns, que tem 98, no jogo de ida no sábado.
Com um máximo de 12 pontos ainda disponíveis para os não-campeões, uma vitória do Mamelodi na ida garantiria a sua classificação para o torneio global do próximo ano, uma vez que o clube ficaria 11 pontos à frente do seu adversário – e a partir desse momento restariam apenas 9 pontos em disputa.
Um empate deixaria o ES Tunis ainda com oito pontos atrás e precisando vencer o jogo de volta da semifinal e uma das duas partidas da final para ultrapassar o Mamelodi. Se os tunisinos vencerem as duas semifinais, ultrapassarão o Mamelodi.
Ambas as equipas se classificarão o Al Ahly, que já se classificou como actual campeão africano, eliminar o TP Mazembe na outra semifinal, pois isso abrirá duas vagas no ranking.
Se o Al Ahly for eliminado, o único jeito de ES Tunis e Mamelodi Sundowns se classificarem juntos será com um eventual título do TP Mazembe na Liga dos Campeões da AFC.