Nordeste emplaca três convocados na Copa América de 2024; veja histórico com 31 nomes

A Copa América de 2024 terá a presença de 32 jogadores em atividade no Campeonato Brasileiro. Desses, apenas quatro na Seleção Brasileira. Os demais estão espalhados nos times do Uruguai (6), Colômbia (5), Equador (5), Venezuela (5), Paraguai (4) e Chile (3). Dos 20 clubes da Série A, aliás, 15 tiveram pelo menos um atleta convocado para a 48ª edição da competição, que será realizada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho.

O clube que mais cedeu nomes foi o Flamengo, com cinco. Depois vieram São Paulo (4), Atlético-MG (3), Inter (3) e Palmeiras (3). E esta lista também contempla o Nordeste, com dois jogadores do Fortaleza, o zagueiro chileno Kuscevic e o atacante venezuelano Kervin, e um do Bahia, o lateral-direito Santiago Arias. Assim, cresceu o histórico da região em relação ao Sul-Americano/Copa América, em disputa há 108 anos. Até hoje foram 31 convocações em clubes do NE. Só para a Canarinha, a região contribuiu com 26 jogadores, com o primeiro sendo chamado em 1923, vindo do Botafogo de Salvador, e o último em 1995, do Vitória.

Curiosamente, as cinco convocações de estrangeiros foram justamente as últimas cinco. Em 2024, o Fortaleza tornou-se o primeiro clube do NE a ter jogadores em duas seleções diferentes numa mesma edição, enquanto o Bahia quebrou um jejum de 33 anos desde a última presença de um tricolor. Ao todo, oito edições do torneio continental tiveram jogadores que estavam atuando na região – veja abaixo. Sobre a lista completa de convocados da Série A de 2024, vale conferir o levantamento de Thiago Minhoca.

1 jogador em 1923

O zagueiro Mica, do Botafogo de Salvador e titular na seleção baiana, foi chamado para a 7ª edição do Sul-Americano, que foi realizado no Uruguai. Mica foi, também, o primeiro jogador a ser convocado diretamente do Nordeste para a Seleção Brasileira.

22 jogadores em 1959

A CBD, a precursora da CBF, convidou a FPF para montar a Seleção Brasileira para o Sul-Americano Extra de 1959, no Equador. É exatamente isso que você leu. Assim, foram 22 jogadores em atividade em Pernambuco. Todos do Trio de Ferro. Foram 10 nomes do Santa Cruz: BiuClóvisDodôGeroldoGoianoMoacirServílioTiãoValter Serafim e Zé de Mello. Mais 7 jogadores do Náutico: EliasFernando FlorêncioGeraldo JoséGivaldoPaulo PisaneschiWaldemar e Zequinha. E o Sport completou a lista com 5 atletas: BriaÉdsonElcyTraçaia e Zé Maria. Apelidada de “Cacareco” pela imprensa do Sudeste, a Seleção ficou em 3º lugar.

1 jogador em 1989

Campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, o atacante Charles foi convocado para a Canarinha na janela de inscrições da segunda fase da Copa América, após pressão popular – e fazia bastante sentido. O jogador foi campeão sul-americano, mas não chegou a entrar em campo.

1 jogador em 1991

Na edição seguinte, o Bahia voltou a ter um jogador convocado. O rápido atacante Luiz Henrique teve participação efetiva na campanha do Brasil, que terminou como vice-campeão no Chile. Disputou 5 jogos, sendo titular na fase final, e marcou 2 gols.

1 jogador em 1995

Revelado no próprio Vitória, o lateral-direito Rodrigo foi convocado para a Copa América de 1995, no Uruguai. O jogador ficou no banco de reservas da Seleção Brasileira e acabou vice-campeão. Foi vendido para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, logo depois.

1 jogador em 2004

Pouca gente deve lembrar, mas o atacante peruano Maestri foi chamado para a Copa América durante a breve passagem no Vitória. Jogando pela seleção anfitriã em 2004, ele fez 3 jogos e marcou 1 gol. O Peru parou nas quartas de final.

1 jogador em 2016

A Copa América completou 100 anos com uma edição especial nos Estados Unidos, a primeira no país. O Chile contou com um atleta do Sport. Convocado às pressas para substituir o lesionado Matías Fernández, Mark González ainda fez dois jogos na campanha do título, entrando nas quartas e na semifinal. Até hoje, Mark é o único campeão saindo do NE.

3 jogadores em 2024

Esta foi a edição mais “estrangeira”. Afinal, foram três jogadores de três países diferentes. Enquanto o chileno Kuscevic e o venezuelano Kervin, do Fortaleza, vão pela primeira vez, o colombiano Santiago Arias, do Bahia, disputará a Copa América pela 4ª vez! Antes, esteve nas edições de 2015, 2016 e 2019.

Clubes com mais convocados para Copa América

1º) 10 jogadores – Santa Cruz (BRA 10)
2º) 7 jogadores – Náutico (BRA 7)
3º) 6 jogadores – Sport (BRA 5 e CHI 1)
4º) 3 jogadores – Bahia (BRA 2 e COL 1)
5º) 2 jogadores – Fortaleza (CHI 1 e VEN 1) e Vitória (BRA 1 e PER 1)
7º) 1 jogador – Botafogo-BA (BRA 1)

Compartilhe