- A cidade de Assunção sediará a final da CONMEBOL Sudamericana 2024, no Paraguai.
- Em 2025, a final do torneio será disputada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O Conselho da CONMEBOL definiu na quarta-feira, 10 de abril, as cidades que sediarão as duas próximas finais da CONMEBOL Sudamericana: Assunção, capital do Paraguai, receberá a festa pela segunda vez em 2024, e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, sediará o duelo da Grande Conquista pela primeira vez em 2025.
Essas cidades se juntam a Buenos Aires, que será palco da final da CONMEBOL Libertadores 2024, fechando a lista de sedes das próximas finais do torneio de clubes da CONMEBOL, com estádios a serem confirmados.
A CONMEBOL Sudamericana 2024, que atualmente está na fase de grupos, com a participação de trinta e dois clubes, terá um encerramento espetacular na capital paraguaia, que tem como precedente a final de 2019.
O torneio de 2019 terminou com a conquista do título pelo Independiente del Valle, do Equador, que derrotou o time argentino Colón de Santa Fé. Uma marcante lembrança para os fãs de futebol de toda a América do Sul, com um show de abertura sem precedentes, no imponente cenário do Nueva Olla em Assunção.
– Uma final Bicentenária –
Bolívia celebrará seu Bicentenário e o Centenário da Federação Boliviana de Futebol com a final da Grande Conquista, que será realizada pela primeira vez em Santa Cruz de la Sierra em 2025,
O histórico indica que a Bolívia sediou importantes jogos da fase de grupos, quartas e semifinais da CONMEBOL Copa América 1997™, e jogos da segunda fase (semifinais) da CONMEBOL Libertadores em 1985. Também albergou a final da CONMEBOL Sudamericana em 2004, quando o Bolívar enfrentou o Boca Juniors em La Paz.
– Final da CONMEBOL Libertadores 2024 –
Buenos Aires – Argentina será a anfitriã da final da CONMEBOL Libertadores em 2024, torneio no qual os 32 times sul-americanos estão atualmente na fase de grupos. O vencedor da Glória Eterna será decidido na capital argentina pela primeira vez desde que o formato de final única foi introduzido no torneio continental.
A primeira final da CONMEBOL Libertadores em Buenos aires foi em 1962 num confronto entre o Santos de Pelé e o Peñarol, recentemente bicampeão da Libertadores. Depois de sessenta e dois anos a disputa decisiva volta à mesma cidade argentina.