Presidente da CBF abre segunda turma da pré-temporada para árbitros de elite

Técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, participou também do evento; preparação terá palestras e treinamento em campo e no VAR até sexta-feira

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou na noite desta segunda-feira (8) da abertura da segunda turma da pré-temporada para os 55 árbitros de elite. Ele enfatizou a importância dos avanços que devem ser demonstrados nesta temporada.

A fala de Ednaldo foi seguida da apresentação dos objetivos da arbitragem para 2024. Os profissionais estarão reunidos no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira (12) para as atividades, que foram iniciadas nesta segunda com trabalhos em campo e no VAR.

‘Faço sempre questão de estar aqui prestigiando e apoiando o trabalho da arbitragem. Nos jogos, torço sempre para o time da arbitragem. Temos aqui os árbitros da elite da arbitragem nacional e pedi um comprometimento nesta temporada com a padronização nas decisões de acordo com as regras da Fifa, além de mais rigidez na parte disciplinar”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, disse que vai cobrar dos árbitros mais rigor na parte disciplinar e contou que a arbitragem terá mais ”caras novas” em 2024. O Campeonato Brasileiro Série A será aberto no sábado (13).

“Muito importante a  mensagem do presidente Ednaldo Rodrigues pedindo para os árbitros serem mais fortes na parte disciplinar. Já vimos isso neste ano e queremos colher mais frutos ao longo desta temporada após dois anos de implementação de um novo trabalho na Comissão de Arbitragem”, disse o presidente do órgão, Wilson Seneme.

“Neste ano, vamos ter mais mais caras novas na arbitragem. Faremos isso com responsabilidade. Para isso, estamos realizando essa pré-temporada. Estamos lapidando um trabalho que está sendo feito há anos”, completou Seneme.

Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF

O técnico da Seleção, Dorival Júnior, o gerente geral técnico, Cícero Souza, e o supervisor Sérgio Dimas também palestraram para os árbitros na abertura da segunda turma dos árbitros de elite.

“‘Precisamos modificar um pouco o nosso comportamento, atletas, comissões técnicas, dirigentes, gestores de um modo geral. Está na hora de nós ajudarmos. Essa mudança passa muito pelo respeito entre todos os segmentos que fazem parte do futebol. Foi um debate muito positivo”, afirmou Dorival Júnior.

TREINOS ATÉ SEXTA

O grupo vai se preparar no Rio até sexta-feira. Neste período, eles vão treinar no campo do Clube da Aeronáutica (CAER). O estudo e a prática do VAR serão feitos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Os árbitros revisarão também conceitos. 

Além dos instrutores da CBF, as atividades também serão conduzidas por Rodolfo Otero e Cristian Rosen, instrutores argentinos da FIFA.

Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024Abertura da segunda turma do Curso RAP-FIFA 2024
Créditos: Joilson Marconne – CBF

Veja os árbitros escolhidos pela Comissão de Arbitragem:


Alagoas
Denis Ribeiro Serafim

Bahia
Bruno Nogueira 
Luanderson Lima
Diego Pombo 
Bruno Pereira 

Ceará
Nailton Junior
Marcelo de Lima Henrique

Distrito Federal
Maguielson Barbosa
Rodrigo Batista

Espírito Santo
Davi Lacerda
Wagner Reway

Goiás
Jefferson Ferreira
Wilton Pereira Sampaio
Bruno Raphael Pires
Leone Carvalho

Maranhão
Wallas Martins

Minas Gerais
Andre Luiz Skettino
Paulo Cesar Zanovelli
Guilherme Dias Camilo
Vinicius Gomes
Michel Patrick Costa

Mato Grosso do Sul
Eduardo Gonçalves

Pará
Fernando Antônio Mendes

Pernambuco
Rodrigo José Pereira
Francisco Chaves Bezerra

Paraná
Murilo Ugolini
Bruno Boschilia
Rodolpho Toski

Rio de Janeiro
Bruno Arleu
Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Carvalhães
Rodrigo Nunes de Sá

Rio Grande do Norte
Luis Carlos de França
Pablo Ramon Gonçalves

Rondônia
Marcia Bezerra Lopes

Rio Grande do Sul
Anderson Daronco
Rafael Klein
Rafael da Silva Alves
Daniel Nobre Bins

Santa Catarina
Ramon Abatti Abel
Charly Wendy
Rodrigo D’Alonso Ferreira
Braulio da Silva Machado

Sergipe
Fabio Augusto Santos

São Paulo
Edina Alves
Flavio Rodrigues de Souza
Raphael Claus
Alex Ang
Danilo Manis
Fabrini Bevilaqua
Neuza Back
Adriano de Assis
José Cláudio Rocha
Rodrigo Guarizo
Vinicius Furlan

Compartilhe