CBF recebe representantes da UEFA Academy para fins de intercâmbio e colaboração

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se encontrou com os executivos da entidade máxima do futebol europeu

A Confederação Brasileira de Futebol recebeu nesta quinta-feira (18) a visita de três representantes do UEFA MIP (Mestrado Executivo para Jogadores Internacionais, na sigla em inglês), promovido pela UEFA Academy, braço de educação da entidade máxima do futebol europeu que opera em parceria com o CDES (Centro de Direito e Economia do Esporte, na sigla em francês), a Universidade de Limoges e a FIFPRO, entre outras entidades coligadas.

Joël Pinson (especialista do Programa da UEFA Academy), Christophe Lepetit (gerente de Estudos Econômicos do CDES) e Viktoria Rosta (coordenadora do UEFA MIP) chegaram à sede na Barra da Tijuca pela manhã e tiveram conversas com executivos da CBF com vistas à realização da etapa final da classe em andamento do UEFA MIP que, pela primeira vez, terá uma semana de palestras com profissionais em auditórios de organizações esportivas na América do Sul.

“Foi uma visita precursora, com uma série de reuniões com diversas áreas da CBF visando à organização do curso no próximo ano. Discutimos os possíveis tópicos de interesse para os alunos do programa, tendo em vista as realizações da atual administração em diversas frentes, as especificidades do contexto brasileiro e os desafios globais da gestão do futebol. A exemplo de outros cursos e eventos da FIFA sediados pela CBF recentemente, a intenção da UEFA de realizar um iniciativa desta importância em nossa sede reflete o profissionalismo e o resgate da credibilidade da entidade, promovidos por esta administração”, disse Ricardo Leão, gerente de Desenvolvimento do Futebol e do Escritório de Projetos CBF/FIFA.

Nessa etapa, que ocorrerá de 2 a 6 de junho de 2025, cerca de 30 alunos do programa, todos ex-jogadores e ex-jogadoras de destaque na elite internacional, viajarão ao Rio para uma semana de troca de informações e estudos de caso sobre gestão esportiva, além de terem a oportunidade de uma imersão nos desafios globais do esporte, com ênfase nos cenários econômicos, jurídicos e organizacionais do Brasil e da América do Sul. Em turmas anteriores, o UEFA MIP teve entre seus alunos grandes nomes da Seleção brasileira como Raí, Kaká e Gilberto Silva, entre outros.

CBF recebe representantes da UEFA Academy para fins de intercâmbio e colaboraçãoCBF recebe representantes da UEFA Academy para fins de intercâmbio e colaboração
Créditos: Joilson Marconne/CBF

Os representantes do programa iniciaram a visita pela manhã com um passeio pelo Museu da CBF, antes de se reunirem com executivos da Confederação, tais como Ricardo Leão, gerente de Desenvolvimento do Futebol e do Escritório de Projetos CBF/FIFA; Ênio Gualberto, diretor de Transferência, Registro e Licenciamento; e Matheus Senna, diretor de Desenvolvimento e Projetos responsável pela CBF Academy. Em meio a essas reuniões, os visitantes também puderam acompanhar às 14h o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil no auditório principal da sede. 

Por fim, Pinson, Lepetit e Rosta se encontraram com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Na oportunidade, foram reforçados o interesse e a colaboração entre as partes para o sucesso da programação do UEFA MIP em junho de 2025, além de outras possibilidades de intercâmbio no futuro.

CBF recebe representantes da UEFA Academy para fins de intercâmbio e colaboraçãoCBF recebe representantes da UEFA Academy para fins de intercâmbio e colaboração
Créditos: Joilson Marconne/CBF

Compartilhe