O Campeonato Brasileiro 2023 se encerrou de maneira realmente emocionante, contrariando todo o histórico que a disputa possui ao longo dos anos. Normalmente, a última rodada é disputada somente para cumprir a tabela, esvaziada de emoções e com a maioria das posições definidas antecipadamente.
Mas, nessa edição de 2023, os jogos da última rodada foram, quase todos, disputados no mesmo horário, pois haviam muitas definições que dependiam de combinações de resultados. Até o Campeão Palmeiras, corria riscos matemáticos de não conquistar o título, mas seus adversários diretos Atlético-MG e Flamengo não venceram os últimos confrontos e inclusive, perderam suas posições conquistadas na rodada anterior, terminando o campeonato em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
O Palmeiras não fez um campeonato totalmente regular, chegando a sair do G-4, mas nas últimas onze rodadas recuperou o ritmo de bons rendimentos e conquistou oito vitórias. Abel Ferreira é o maestro dessa reinvenção do time, que conta com elenco qualificado, mas que tem carências em algumas posições.
Abel, faz excelente trabalho, juntamente com sua comissão técnica, jogadores experientes que aceitam alterar suas posições para suprir necessidade do esquema e jovens da base que estão se firmando no profissional, como o garoto Endrick, que foi o destaque no décimo segundo título conquistado. A preocupação com jogos considerados menos importantes pode ter sido o diferencial para esse título.
O Grêmio, com Renato Portaluppi no comando técnico, também, fez história em 2023, pois nesta temporada, retornou da segunda divisão e conquistou a vice-liderança da série A do futebol nacional. Apesar de ter elenco não tão qualificado, se comparado a grandes potências como Palmeiras e Flamengo, o Grêmio ganhou força no aspecto coletivo com a presença do atacante uruguaio Luiz Suarez e o trabalho técnico consistente de Renato.
Assim como Abel Ferreira e Renato Gaúcho, os técnicos Luiz Felipe Scolari e Tite também foram responsáveis diretos pelo crescimento e manutenção de suas equipes nas primeiras colocações. Felipão conseguiu tornar o Atlético-MG seguro defensivamente, objetivo e letal, contando com o entrosamento dos atacantes Hulk e Paulinho, que é o artilheiro do Brasileirão. Tite não teve tempo hábil para transformar o Flamengo, mas conquistou o objetivo primário de obter vaga para disputar a Libertadores da América 2024, de forma direta.
Botafogo foi a maior decepção do Campeonato Brasileiro neste ano. Relembrando, que fez uma excelente campanha no primeiro turno e sendo líder absoluto por 31 rodadas, ficou com, apenas, a quinta colocação na classificação geral. Com impressionante declínio tático e técnico não conseguiu vencer nos últimos onze jogos disputados no Brasileirão e pela sua classificação terá que disputar as fases preliminares da Libertadores.
Fechando o grupo do G-6, o Bragantino chegou a disputar a liderança, mas caiu de rendimento nas últimas rodadas e terminou na sexta colocação, sendo derrotado pelo Vasco no último confronto.
Na sétima posição, o Fluminense, mesmo já tendo o título de Campeão da Libertadores 2023, disputou o Brasileirão de forma séria e consciente. Fernando Diniz conseguiu tornar o time carioca seguro coletivamente, fazendo com que os reservas joguem da mesma forma que a equipe titular, o que lhe permitiu driblar o calendário insano do futebol brasileiro.
Entre a oitava e a décima quarta posições da tabela de classificação, ficaram nessa ordem: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro. Com exceção do São Paulo, que foi o campeão da Copa do Brasil 2023 e está classificado para Libertadores de forma direta, essas equipes não perderam o trabalho desenvolvido em 2023, pois permanecem na série A do Brasileiro e estão classificadas para disputar a Copa Sul-Americana 2024, que tem visibilidade internacional.
Vasco e Bahia não se classificaram para outras competições, mas se livraram do rebaixamento para a série B. O Vasco foi o time que mais sofreu na rodada final, pois dependia de outros resultados, além de ter que vencer o último jogo.
Vasco mostrou alto poder de reação no returno do Campeonato Brasileiro, principalmente após a chegada do técnico Ramón Díaz e de reforços como argentino Pablo Vegetti e o francês Payet, mostrando padrão de jogo seguro, objetivo e letal. O time carioca não apresentava atuações vistosas, mas foi competitivo e por isso foi premiado com a permanecia na elite do futebol nacional.
O Bahia poderia ter conseguido melhor classificação, mas perdeu jogos fundamentais. Mostrou persistência e foi a maior surpresa da última rodada, goleando o Atlético-MG por 4 a 1. A presença de Rogério Ceni, como técnico, aliada a permanência do clube na série A, poderão significar reforços para o time, que durante a pré-temporada deverá se reestruturar para iniciar um novo ano mais fortalecido coletivamente.
O Santos fez campanha irregular e flertou com a zona de rebaixamento por quase todo o campeonato. Melhorou após a goleada de 7 a 1 que sofreu do Internacional, mas estacionou nos 43 pontos, só perdendo posições e confirmou o primeiro rebaixamento de sua história. O clube está passando por séria crise técnica e administrativa e agora terá que mudar as características do elenco para se compatibilizar com a série B. Será uma temporada difícil, mas de reestruturação muito importante.
América-MG fez campanha decepcionante e foi o primeiro time a cravar o rebaixamento matemático. Coritiba apesar de ter recebido muitos reforços, não melhorou seu rendimento e também, precisa de reestruturação. O Goiás evoluiu durante o campeonato, mas oscilou em momentos chaves não conseguindo permanecer na série A.
Assim, teve fim um Campeonato Brasileiro histórico, que mostrou que pode se apresentar aberto, com chances para várias equipes, apesar de ser longo e com fórmula de disputa por pontos corridos. Nessa edição, não houve o estabelecimento de blocos definidos que é peculiar desse modo de disputa. Fugiu totalmente de seu formato tradicional, não premiando a equipe que foi mais regular. Mas, foi interessante e emocionante até a última rodada.