Atlético-MG e Botafogo decidem a CONMEBOL Libertadores, neste sábado (30), às 17h (de Brasília), em Buenos Aires. E a entidade que comanda o futebol no continente prepara uma importante mudança no VAR.
Segundo apurou Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos Canais Disney, a tecnologia do impedimento semi-automático será utilizada no duelo decisivo no Monumental de Núñez, casa do River Plate
Buscando uma partida cada vez com menos erros ou dúvidas em relação aos lances de campo, principalmente nos impedimentos, a Conmebol adotará o mesmo VAR utilizado nas principais ligas do mundo.
O sistema foi aprovado para uso e utilizado pela Fifa integralmente durante a Copa do Mundono Qatar após uma primeira aparição no Mundial de Clubes, em fevereiro de 2022.
Atualmente, Premier League e LALIGA, por exemplo, já adotam esse modelo. Na Inglaterra, a mudança aconteceu em comunicado divulgado em abril deste ano e que explicou como funciona o impedimento semi-automático.
“A tecnologia fornecerá posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores”.
A arbitragem de Atlético-MG x Botafogo será comandada por Facundo Tello, da Argentina. No VAR, o também argentino Mauro Vigiliano será o responsável. Veja abaixo a equipe completa.
Árbitro: Facundo Tello (ARG) Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG) Quarto Árbitro: Yael Falcón (ARG) Quinto Árbitro: Cristian Navarro (ARG) VAR: Mauro Vigliano (ARG) Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG)
Onde assistir à final da CONMEBOL Libertadores?
Atlético-MG x Botafogo, pela decisão da CONMEBOL Libertadores, terá transmissão ao vivo do Disney+, a partir das 17h (de Brasília).