Equipe joga no domingo (28) contra o Japão na capital francesa pela segunda rodada da competição
A Seleção Brasileira chegou na tarde desta sexta-feira a Paris, onde jogará no domingo (28) contra o Japão, pela segunda rodada do torneio de futebol feminino das Olimpíadas. Após a vitória na estreia, 1 a 0 sobre a Nigéria, na noite de quinta (25), no Estádio de Bordeaux, a equipe levantou cedo para a viagem até a capital francesa.
O percurso foi feito de trem de alta velocidade (TGV), mas, em razão de problemas no sistema ferroviário francês, a viagem durou mais de cinco horas e meia. Em média, o tempo gasto de Bordeaux a Paris em TGV leva duas horas e meia.
Em Bordeaux, por volta das 8 horas da manhã, o grupo seguiu de ônibus até a estação Saint-Jean, que faz conexão com quase toda a França e com outros países europeus. De lá, embarcou para a capital. O trem saiu às 9h53 de Bordeaux e chegou em Paris às 15h29. Esteve lento em vários trechos e ficou parado em algumas estações por bastante tempo. A delegação se dividiu em dois vagões. Durante a viagem, a maioria das jogadoras dormiu.
O presidente Ednaldo Rodrigues acompanhou a equipe no trem. Ele assistiu à vitória sobre a Nigéria e estará presente na partida do Brasil contra o Japão. Dias antes, esteve com a agenda repleta de reuniões formais na própria capital francesa com a cúpula da Fifa, da qual é membro do Conselho Executivo, e com outras autoridades. Teve encontro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e com o Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.
Seleção desembarcou numa estação de trem dentro do principal aeroporto de Paris
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
Na chegada a Paris, a delegação brasileira ainda teve de pegar um ônibus especial para conduzi-la até o local de hospedagem, nas proximidades do Rio Sena. No hotel em que vão permanecer até a manhã do dia 29, as atletas foram recepcionadas por funcionários com bandeirinhas do Brasil.
Elas vão ter apenas um treino, no sábado (27), para o jogo contra o Japão. Mas já estão preparadas para o confronto. Tanto nas duas semanas de atividades em Teresópolis (RJ) quanto nos cinco dias de treinamentos em Bordeaux, a Seleção Brasileira trabalhou planos de jogo específicos para cada adversário da primeira fase Nigéria, Japão e Espanha.
Presidente Ednaldo Rodrigues viajou de trem com a Seleção
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
O final da tarde desta sexta-feira foi destinado à recuperação física das atletas, em razão do desgaste do jogo de quinta, acrescido de uma noite sem o sono adequado e da viagem cansativa até Paris. Da saída do hotel em Bordeaux até a chegada à hospedagem em Paris se passaram nove horas.
A partida contra a Nigéria, pelo estilo de jogo da equipe africana, que aposta na força física e velocidade, exigiu muito da Seleção Brasileira. Nada, porém, que fugisse ao planejamento da comissão técnica. Dezesseis atletas entraram em campo na estreia. Yasmim, Ana Vitória, Jheniffer, Kerolin e Adriana foram escaladas no decorrer do jogo.
O Brasil enfrenta o Japão no domingo no Parque dos Príncipes, às 17 horas (12 horas, em Brasília). Se vencer, estará praticamente classificado para a segunda. Um dia após esse jogo, a Seleção volta para Bordeaux, onde terá pela frente a atual campeã do mundo, a Espanha, no dia 31.
Yaya e Tarciane durante viagem de trem de Bordeaux a Paris
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF