Yamal bate outro recorde e é eleito o melhor jovem da Euro

Um dia após aniversário de 17 anos, atacante do Barcelona é o jogador mais novo a ser campeão do torneio

Destaque da Espanha, Yamal se tornou o jogador mais jovem a ser campeão da Eurocopa. O feito foi alcançado neste domingo, na vitória da seleção espanhola sobre a Inglaterra, na final em Berlim. O atacante do Barcelona levantou o troféu um dia depois de completar 17 anos de idade. Com mais um recorde obtido, ele foi eleito o melhor jogador sub-22 da competição.

Na final, ele deu assistência para o gol de Nico Williams, o primeiro do triunfo por 2 a 1 contra os ingleses. Yamal termina a Euro com um gol e quatro assistências — ele foi o líder do torneio de estatísticas de passes para gol. 

O prêmio de melhor jovem na Euro 2024 é dado para todos nascidos de janeiro de 2002 em diante. O troféu foi criado em 2016 — o português Renato Sanches conquistou em 2016, e o espanhol Pedri foi o vencedor em 2021.

Campeão mais jovem, Yamal superou a marca de Renato Sanches, a qual durou oito anos. O meia português, aos 18 anos e 328 dias, fora campeão em 2016, quando Portugal bateu a França, no Stade de France. Assim como o antigo recordista, o atacante espanhol foi titular na decisão. 

Yamal quebrou outros recordes ao longo desta edição. Ele é o mais jovem a disputar uma partida de Euro, já relacionado como titular na estreia da Espanha contra a Croácia; o mais jovem a participar da fase eliminatória; e também o mais jovem a marcar um gol no torneio, com um golaço na vitória dos espanhóis sobre a França, na semifinal.

Lamine Yamal, o mais jovem a…

  • Jogar no Campeonato EspanholSer titular do BarcelonaSer titular no Campeonato EspanholSer titular na história da Champions LeagueFazer um gol pelo BarcelonaFazer um gol na história do Campeonato EspanholFazer um gol pela seleção da EspanhaJogar e ser titular na EuroFazer um gol na EuroSer campeão da Euro

Yamal fez seu primeiro jogo da carreira no dia 29 de abril de 2023, quando tinha 15 anos e 290 dias. Ele só não foi o mais jovem a atuar pelo Barcelona porque Armando Martínez Sagi, aos 14 anos e 200 dias, vestiu a camisa culé em campo, em 1920. No entanto, o atual camisa 27 do Barça foi o mais jovem titular do clube catalão.

Aos 16 anos, Yamal assumiu o posto de titular da ponta direita do Barcelona, na principal posição do brasileiro Raphinha, e foi protagonista na temporada 2023/24. Em outubro do ano passado, renovou o contrato, cuja multa rescisória é de €1 bilhão (R$ 5,9 bilhões). E ganhou espaço na seleção espanhola.

Compartilhe