Além da eleição do Brasil para receber a Copa de 2027, Fifa definiu a sede do primeiro Mundial de Futsal e anunciou a criação do torneio de clubes
O dia 17 de maio de 2024 ficará para sempre marcado na história do futebol brasileiro. Na madrugada desta sexta-feira, o Brasil foi oficialmente eleito como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, durante o 74º Congresso da FIFA, realizado em Bangkok, na Tailândia. Com 119 votos de um total de 207 confederações participantes, a candidatura brasileira se destacou e garantiu o direito de sediar a competição mais importante do futebol feminino.
Além da escolha do Brasil como sede do Mundial, o congresso abordou outros temas significativos para o futuro do futebol, como a criação do Mundial de Clubes Feminino e a escolha da sede da Copa do Mundo de Futsal Feminino.
“O calendário de jogos internacionais femininos e as subsequentes alterações nos nossos regulamentos representam um marco importante no nosso compromisso de levar o futebol feminino para o próximo nível, aumentando a competitividade em todo o mundo, especialmente nas regiões onde a modalidade é menos desenvolvida e protegendo o bem-estar das jogadoras. Ter acordado o calendário com bastante antecedência será benéfico para fins de planeamento”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Criação do Mundial de Clubes Feminino
Uma das grandes novidades anunciadas pela FIFA foi a criação do Mundial de Clubes Feminino. A competição contará com a participação de 16 times e será realizada a cada quatro anos. A primeira edição está programada para janeiro ou fevereiro de 2026. O país-sede local ainda não foi definido, assim como a distribuição de vagas por continente. A Conmebol, confederação que representa a América do Sul, já manifestou interesse em garantir quatro vagas para seus clubes.
Copa do Mundo de Futsal Feminino
Outro anúncio importante feito pela FIFA no Congresso foi a sede da Copa do Mundo de Futsal Feminino de 2025. A primeira edição desta competição será realizada nas Filipinas e contará com a participação de 16 equipes. O futsal feminino ganha, assim, um importante espaço no calendário esportivo mundial, e a expectativa é que a competição fortaleça ainda mais a modalidade.