Edição que celebra centenário do Mundial terá partidas em Montevidéu, Buenos Aires e Assunção
A edição 2024 do Congresso anual da Conmebol teve um cenário retrô, vintage. A entidade resgatou objetos alusivos à primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai, para celebrar o fato de que a América do Sul vai receber três partidas da Copa do Mundo de 2030.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu uma condecoração ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, como agradecimento por ter marcado o jogo de abertura do Mundial de 2030 para Montevidéu, no Uruguai. Haverá ainda um jogo em Assunção e outro em Buenos Aires. Os demais jogos da Copa serão disputados em Portugal, Espanha e Marrocos.
Domínguez e Infantino também assinaram documentos sobre uma mesa que foi usada pelos dirigentes que organizaram a Copa do Mundo de 1930. Também estavam no cenário uma bola usada na final da primeira edição do Mundial, disputada por Uruguai e Argentina, e um documento assinado por representantes dos países que jogaram a Copa de 1930.
“Carinho a Vinicius”
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, voltou a mencionar o atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, durante um discurso. Durante o Congresso da Conmebol, nesta quinta-feira, o dirigente afirmou que a Fifa vai anunciar medidas contra racismo no futebol.
– Temos um problema grave de racismo. E vamos falar sobre isso no Congresso da Fifa, daqui a algumas semanas. Todo o meu carinho para todos os que foram vítimas, a Vinícius e a todos os que estão sofrendo – discursou o presidente da Fifa.