Libertadores 2024 pode colocar outro clube brasileiro no Mundial de Clubes FIFA 25

O novo formato do Mundial de Clubes terá sua primeira edição em 2025, e o campeonato da Copa Libertadores 2024 será classificado para a disputa. Veja como estão os clubes brasileiros na briga pela vaga.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense: estes três clubes brasileiros já estão classificados para a primeiríssima edição do Mundial de Clubes da FIFA 25™ . Além deles, é possível que mais uma equipe do Brasil conquiste uma vaga na disputa, mas o caminho é difícil. Será necessário conquistar o título da Copa Libertadores 2024.

A CONMEBOL ainda tem três vagas livres para o Mundial, mas uma será designada ao campeonato da Libertadores 2024 e outras duas aos tempos classificados através do ranking sul-americano. Porém, o regulamento da FIFA determina que apenas dois clubes do mesmo país podem ser classificados, a não ser que sejam campeões continentais.

Por isso, sem a possibilidade do ranking, o Brasil só poderá colocar um quarto clube no Mundial de Clubes da FIFA 25 se o tempo em questão ganhar o título da Libertadores 2024. Esta edição tem sete brasileiros que ainda estão na disputa: Fluminense, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG (listados na ordem dos grupos).

No entanto, é óbvio que os já classificados Palmeiras, Flamengo e Fluminense não poderiam se classificar duas vezes. Desta forma, se um desses três clubes conquistando a Libertadores 2024, a vaga que seria do campeão irá para o clube com melhor posição no ranking continental – que não poderá ser um brasileiro.

Agora que sabemos que o título da famosa Copa Libertadores da América 2024 é o único caminho restante para os clubes brasileiros chegarem ao Mundial de Clubes da FIFA 25, chegou a hora de conhecer os melhores tempos que estão na disputa.

Abaixo, veja os clubes brasileiros da Libertadores 2024.

Os retratos dos jogadores (nas fotos com fundo dourado) foram gentilmente cedidos pela CONMEBOL à FIFA para uso neste artigo.


Fluminense* (Grupo A)

*Clube já classificado para o Mundial de Clubes da FIFA 25

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 1 (2023, atual campeão) Como se classificou para a Libertadores 2024: Campeão da Libertadores 2023 Fundação: 1902 Onde joga como mandante: Maracanã

Treinador: Fernando Diniz

Eleito pela IFFHS como quinto melhor treinador do mundo em 2023, Fernando Diniz foi o primeiro técnico campeão da Copa Libertadores pelo Fluminense . Ele é conhecido pelo futebol ousado e de posse de bola, com direito a lances de troca de passes perigosos na área defensiva contra o poderoso Manchester City – na ocasião, o Tricolor chegou à final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023™ e perdeu para o clube inglês por 4 a 0 .

Jogador em destaque: Germán Cano

O atacante argentino Germán Cano é letal, um goleiro como último na América. Aliás, ele foi artilheiro da Libertadores 2023 (conquistada pelo Fluminense) com 13 gols. Menção honrosa também ao famoso lateral Marcelo, multicampeão com o Real Madrid.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Marcelo

“A gente viu o gosto que é ganhar. Então, para essa libertadores, a gente vai com mais força e mais vontade. O gostinho é especial, então a gente quer repetir e brigar pelo bicampeonato.” – Marcelo, jogador do Fluminense

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Jogos do Fluminense na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo A)

  • Alianza Lima (Peru) 1 x 1 Fluminense – 3 de abril (encerrado)
  • Fluminense 2 x 1 Colo-Colo (Chile) – 9 de abril (encerrado)
  • Cerro Porteño (Paraguai) x Fluminense – 25 de abril
  • Colo-Colo (Chile) x Fluminense – 9 de maio
  • Fluminense x Cerro Porteño (Paraguai) – 16 de maio
  • Fluminense x Alianza Lima (Peru) – 29 de maio

São Paulo (Grupo B)

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 3 (1992, 1993 e 2005) Como se classificou para a Libertadores 2024: Campeão da Copa do Brasil 2023 Fundação: 1930 Onde joga como mandante: Morumbi

Treinador: Thiago Carpini

O técnico Dorival Júnior foi campeão da Copa do Brasil 2023 com o São Paulo e, pouco depois, foi contratado pela Seleção Brasileira. O Tricolor escolheu o jovem Thiago Carpini (39 anos) como substituto, e agora o ex-jogador comandou um grande clube como treinador pela primeira vez. A nova temporada começou com o título da Supercopa do Brasil 2024 contra o rival Palmeiras, mas a grande meta é o tetra da Libertadores.

Jogador em destaque: Lucas Moura

Protagonista de um dos hat-tricks mais marcantes da história da Liga dos Campeões da UEFA, Lucas Moura voltou ao São Paulo em 2023 após 10 anos na Europa (Paris Saint-Germain e Tottenham). Agora, ao lado do astro colombiano James Rodríguez, Lucas disputa a Libertadores pela primeira vez e é dono da camisa 7, titular e às vezes capitão.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: James Rodríguez

“Joguei a Libertadores pelo Banfield, era muito novo. O tempo passa rápido, a Libertadores é muito com viagens longas, não como a Liga dos Campeões, com viagens curtas. Acho que o São Paulo tem tempo para fazer as coisas difíceis bem e ganhar a Libertadores, tem muito jogador bom, de qualidade, e pode chegar à final se todo mundo ficar.” – James Rodríguez, jogador do São Paulo

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Jogos do São Paulo na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo B)

  • Talleres (Argentina) 2 x 1 São Paulo – 4 de abril (encerrado)
  • São Paulo 2 x 0 Cobresal (Chile) – 10 de abril (encerrado)
  • Barcelona de Guayaquil (Equador) x São Paulo – 25 de abril
  • Cobresal (Chile) x São Paulo – 8 de maio
  • São Paulo x Barcelona de Guayaquil (Equador) – 16 de maio
  • São Paulo x Talleres (Argentina) – 29 de maio

Grêmio (Grupo C)

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 3 (1983, 1995 e 2017) Como se classificou para a Libertadores 2024: 2º colocado do Brasileirão 2023 Fundação: 1903 Onde joga como mandante: Arena do Grêmio

Treinador: Renato Portaluppi

Poucos conhecemos a competição melhor do que este homem, que é vencedor como jogador e treinador! Renato Portaluppi – ou Renato “Gaúcho”, como também é conhecido – é bicampeão da Copa Libertadores pelo Grêmio: conquistou o torneio como atleta em 1983 e como técnico em 2017. Ele sonha em levar o clube ao tetra e, de quebra, se consolidar ainda mais como um dos maiores ídolos da história gremista.

Jogador em destaque: Diego Costa

A saída de Luis Suárez no final de 2023 deixou saudade no coração dos torcedores do Grêmio – assim como ocorreria em qualquer outro clube que precisasse se despedir desse grande atacante. Mas a escolha de Diego Costa como substituto para 2024 tem se marcada acertada até agora: o centroavante foi um dos dois artilheiros do Campeonato Gaúcho e quer muito ser campeão mais vezes com a camisa tricolor.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Yeferson Soteldo

“Falamos pouco e ganhamos muito. Esse foi o nosso diferencial para conquistar esse título [do Campeonato Gaúcho 2024]. Trabalhar em silêncio e com os pés no chão.” – Yeferson Soteldo, jogador do Grêmio

Jogos do Grêmio na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo C)

  • The Strongest (Bolívia) 2 x 0 Grêmio – 2 de abril (encerrado)
  • Grêmio 0 x 2 Huachipato (Chile) – 9 de abril (encerrado)
  • Estudiantes (Argentina) x Grêmio – 23 de abril
  • Huachipato (Chile) x Grêmio – 8 de maio
  • Grêmio x Estudiantes (Argentina) – 15 de maio
  • Grêmio x The Strongest (Bolívia) – 29 de maio

Botafogo (Grupo D)

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores:Como se classificou para a Libertadores 2024: 5º colocado do Brasileirão 2023 Fundação: 1904 Onde joga como mandante: Nilton Santos

Treinador: Artur Jorge

Recém-chegado ao clube, Artur Jorge deve fazer seu primeiro jogo como técnico do Botafogo justamente na Copa Libertadores em 11 de abril, contra a LDU. O português assinou com o Alvinegro depois de anos no Braga, de Portugal.

Jogador em destaque: Tiquinho Soares

Tiquinho Soares foi um dos destaques do Brasileirão 2023 e terminou o ano como vice-artilheiro da competição. O atacante é uma das grandes esperanças do Botafogo para a sonhada conquista inédita da Libertadores.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Júnior Santos

“Com certeza a gente já esqueceu o que ficou em 2023, a gente não tem como voltar atrás ou fazer diferente. A torcida fez com que a gente voltasse a ter confiança, nos apoiau. A gente vê o que a torcida está fazendo. Eles empurrar a gente durante o jogo.” – Júnior Santos, jogador do Botafogo

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Jogos do Botafogo na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo D)

  • Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla (Colômbia) – 3 de abril (encerrado)
  • LDU (Equador) 1 x 0 Botafogo – 11 de abril (encerrado)
  • Botafogo x Universitário (Peru) – 24 de abril
  • Botafogo x LDU (Equador) – 8 de maio
  • Universitário (Peru) x Botafogo – 16 de maio
  • Junior Barranquilla (Colômbia) x Botafogo – 28 de maio

Flamengo* (Grupo E)

*Clube já classificado para o Mundial de Clubes da FIFA 25

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 3 (1981, 2019 e 2022) Como se classificou para a Libertadores 2024: 4º colocado do Brasileirão 2023 Fundação: 1895 Onde joga como mandante: Maracanã

Treinador: Tite

Depois de comandar a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo da FIFA™ (2018 e 2022), Tite voltou ao Brasil e assumiu o cargo de treinador do Flamengo. Vale lembrar que o experiente técnico já foi campeão da Copa Libertadores em 2012, pelo Corinthians, e agora quer levar o Rubro-Negro carioca ao tetracampeonato. O clube já está garantido no Mundial de Clubes da FIFA 25 por ter vencido o título continental em 2022.

Jogador em destaque: Arrascaeta

O Uruguai é bicampeão da Copa Libertadores pelo Flamengo (2019 e 2022) e é um dos principais craques em atividade na América do Sul. Arrascaeta é o “cérebro” da equipe rubro-negra há anos, criando jogadas perigosas, e ele próprio é um jogador muito agudo no ataque. Outro atleta que merece ser citado é Pedro, segundo maior artilheiro do clube na história do torneio.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Pedro

“Meu planejamento é sempre coletivo. Quando o coletivo sobressai, o individual também sobressai. Quem está no Flamengo tem de almejar grandes coisas. Espero brigar por esse título novamente e conquistá-lo. Estar no Flamengo já é motivo de buscar grandes coisas.” – Pedro, jogador do Flamengo

Jogos do Flamengo na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo E)

  • Millonarios (Colômbia) 1 x 1 Flamengo – 2 de abril (encerrado)
  • Flamengo 2 x 0 Palestino (Chile) – 10 de abril (encerrado)
  • Bolívar (Bolívia) x Flamengo – 24 de abril
  • Palestino (Chile) x Flamengo – 7 de maio
  • Flamengo x Bolívar (Bolívia) – 15 de maio
  • Flamengo x Millonarios (Colômbia) – 28 de maio

Palmeiras* (Grupo F)

*Clube já classificado para o Mundial de Clubes da FIFA 25

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 3 (1999, 2020 e 2021) Como se classificou para a Libertadores 2024: Campeão do Brasileirão 2023 Fundação: 1904 Onde joga como mandante: Allianz Parque

Treinador: Abel Ferreira

Abel Ferreira é o atual “senhor Libertadores” e está determinado a conquistar a taça pela terceira vez (depois dos dois títulos consecutivos em 2020 e 2021). O treinador português chegou ao Palmeiras em 2020 e, desde então, passou a colecionar troféus – em 2024, ele se igualou a Oswaldo Brandão como o técnico com mais títulos pelo clube (com 10 cada).

Jogador em destaque: Raphael Veiga

Perigosíssimo nas bolas paradas, Raphael Veiga é um meio-campista canhoto cujo talento liderou o Palmeiras em campo. Ele pode atuar em praticamente todas as funções do setor intermediário e conhece muito bem a Libertadores com a camisa do Verdão: foi campeão duas vezes seguidas em 2020 e 2021.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Joaquín Piquerez

“É bonito o reconhecimento [por ser o Uruguai com mais títulos no Palmeiras]. Quero ficar na história do Palmeiras e já estou pelos títulos que consegui, mas quero continuar crescendo. O Palmeiras para mim é uma família e não tenho pressa de sair. Só penso no dia a dia, jogo a jogo e que aconteça o melhor no futuro.” – Joaquín Piquerez, jogador do Palmeiras

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Jogos do Palmeiras na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo F)

  • San Lorenzo (Argentina) 1 x 1 Palmeiras – 3 de abril (encerrado)
  • Palmeiras 3 x 1 Liverpool (Uruguai) – 11 de abril (encerrado)
  • Independiente del Valle (Equador) x Palmeiras – 24 de abril
  • Liverpool (Uruguai) x Palmeiras – 9 de maio
  • Palmeiras x Independiente del Valle (Equador) – 15 de maio
  • Flamengo x San Lorenzo (Argentina) – 30 de maio

Atlético Mineiro (Grupo G)

Ficha técnica

Títulos da Copa Libertadores: 1 (2013) Como se classificou para a Libertadores 2024: 3º colocado do Brasileirão 2023 Fundação: 1908 Onde joga como mandante: Arena MRV

Treinador: Gabriel Milito

O Atlético-MG começou o ano com Luiz Felipe Scolari, o Felipão, no comando da equipe. Mas, em março, o técnico campeão da Copa do Mundo da FIFA 2002™ foi substituído pelo ex-jogador argentino Gabriel Milito. Ele já chegou ao Galo mostrando que veio e foi campeão mineiro em cima do rival Cruzeiro.

Jogador em destaque: Hulk

Tal como o personagem Incrível Hulk, o Hulk do Atlético-MG é conhecido pela força física. Quem nunca se impressionou com os potentes chutes deste atleta? É seguro dizer que o atacante já se tornou ídolo da torcida atleticana desde que chegou ao clube em 2021.

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Com a palavra: Guilherme Arana

“É fruto de muito trabalho. A gente vinha recebendo muitas críticas e nem por isso paramos de trabalhar, de ajustar o que tinha que ser ajustado. É manter, daqui para cima.” – Guilherme Arana, jogador do Atlético Mineiro

(Crédito da foto acima: CONMEBOL/divulgação)

Jogos do Atlético-MG na Libertadores 2024

Fase de grupos (Grupo G)

  • Caracas (Venezuela) 1 x 4 Atlético-MG – 4 de abril (encerrado)
  • Atlético-MG 2 x 1 Rosário Central (Argentina) – 10 de abril (encerrado)
  • Atlético-MG x Peñarol (Uruguai) – 23 de abril
  • Rosário Central (Argentina) x Atlético-MG – 7 de maio
  • Peñarol (Uruguai) x Atlético-MG – 14 de maio
  • Atlético-MG x Caracas (Venezuela) – 28 de maio
Compartilhe